Ícone do site ABL

Existe correlação entre lipedema e doença cardiovascular?

A relação entre lipedema e doença cardiovascular (DCV) é um tema de interesse devido à associação do lipedema com excesso de gordura corporal. No entanto, as evidências atuais sugerem que mulheres com lipedema apresentam menor risco metabólico e cardiovascular do que mulheres com obesidade comum, mesmo com IMC elevado.

Perfil Metabólico e Risco Cardiovascular

Mulheres com lipedema têm um perfil metabólico mais favorável do que aquelas com sobrepeso/obesidade induzida por estilo de vida, apresentando menor prevalência de dislipidemia (cerca de 50% vs. 70%) e resistência à insulina (18,9% vs. 43,6%) [1].
A distribuição da gordura (ginoide, típica do lipedema) parece ser menos associada a risco cardiovascular do que a gordura abdominal, comum na obesidade [1].
O IMC isolado não é um bom preditor de risco cardiovascular em pacientes com lipedema. Outros fatores, como relação cintura-quadril, devem ser considerados para uma avaliação mais precisa [2] [1].

Rigidez Vascular e Fatores de Risco

Estudos que avaliaram a rigidez arterial (um marcador precoce de risco cardiovascular) em pacientes com lipedema não encontraram aumento significativo em comparação com valores de referência ajustados para idade e pressão arterial [2].
Não há evidências de aumento de rigidez vascular periférica em mulheres com lipedema sem outras doenças cardiovasculares ou tabagismo [2].

Comparação de Risco Cardiovascular

Grupo Dislipidemia (%) Resistência à Insulina (%) Rigidez Arterial Aumentada Fonte
Lipedema ~50 18,9 Não [2] [1]
Sobrepeso/Obesidade (controle) ~70 43,6 – [1]

Conclusão

Apesar do IMC elevado, mulheres com lipedema apresentam menor risco metabólico e cardiovascular do que mulheres com obesidade comum. A distribuição da gordura e outros fatores antropométricos são mais relevantes para o risco cardiovascular do que o IMC isolado nesse grupo.

References

  1. Jeziorek, M., Wuczyński, M., Sowicz, M., Adaszyńska, A., Szuba, A., & Chachaj, A. Metabolic Alterations in Women with Lipedema Compared to Women with Lifestyle-Induced Overweight/Obesity. Biomedicines. 2025; 13. https://doi.org/10.3390/biomedicines13040867
  2. Mahlmann, A., Khorzom, Y., Behrendt, C., Leip, J., Bachler, M., Wassertheurer, S., Elzanaty, N., & Ghazy, T. Screening for Peripheral Vascular Stiffness in Lipedema Patients by Automatic Electrocardiogram-Based Oscillometric Detection. Sensors (Basel, Switzerland). 2024; 24. https://doi.org/10.3390/s24051673
Sair da versão mobile