Pular para o conteúdo

Avaliando a Prevalência de HLA-DQ2 e HLA-DQ8 em Pacientes com Lipedema e os Potenciais Benefícios de uma Dieta Sem Glúten


Um novo estudo publicado recentemente no periódico Cureus sugere uma possível ligação entre lipedema e doença celíaca. O estudo, conduzido pelo Dr. Alexandre Campos Moraes Amato e sua equipe do Amato – Instituto de Medicina Avançada, descobriu que uma porcentagem significativa de mulheres diagnosticadas com lipedema possuem marcadores genéticos HLA-DQ2 e HLA-DQ8, que são comuns em pacientes com doença celíaca.

Além disso, o estudo discute como uma dieta sem glúten pode ajudar a gerenciar os sintomas do lipedema. Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar essa possível ligação, os resultados são intrigantes e podem abrir portas para novas descobertas sobre a condição.

Para aquelas que sofrem com lipedema, essa pesquisa pode ser uma luz no fim do túnel. Uma dieta sem glúten pode ser uma opção viável para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. No entanto, é importante consultar um médico antes de fazer qualquer mudança significativa na dieta. A Associação Brasileira de Lipedema está acompanhando de perto essa pesquisa e continuará a fornecer informações atualizadas sobre o assunto. Fique atento ao nosso site para mais informações e novidades sobre lipedema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.