Pular para o conteúdo

Comunicado Oficial da Associação Brasileira de Lipedema

Em virtude dos recentes eventos trágicos e da desinformação disseminada na mídia sobre o lipedema, a Associação Brasileira de Lipedema deseja prestar esclarecimentos cruciais à comunidade e às pessoas afetadas por essa condição.

Primeiramente, nossos corações estão com a família e amigos de Luana Andrade neste momento de profunda tristeza. É um lembrete doloroso da importância da informação precisa e do cuidado responsável em questões de saúde.

O lipedema é uma doença crônica do tecido adiposo e reconhecida oficialmente no campo médico. No entanto, é fundamental entender que raramente o lipedema requer intervenção cirúrgica e, em casos em que é necessária, não se trata de uma urgência.

Na maioria das vezes, os sintomas do lipedema podem ser significativamente aliviados por meio de abordagens conservadoras, tais como:

  • Uso de vestimentas de compressão
  • Drenagem linfática manual
  • Exercícios físicos especializados
  • Cuidados com a dieta

Estas medidas, além de serem menos invasivas, muitas vezes oferecem melhoras substanciais na qualidade de vida das pacientes.

É de suma importância que as portadoras de lipedema não cedam ao pânico ou à pressão para buscar soluções rápidas e definitivas como a cirurgia, especialmente em momentos de inflamação aguda, onde sentimentos de desespero podem ser amplificados.

Advertimos contra a influência de indivíduos oportunistas que podem se aproveitar da vulnerabilidade das pacientes para promover procedimentos cirúrgicos desnecessários ou prematuros.

Se você recebeu um diagnóstico de lipedema, aconselhamos calma e prudência. As soluções existem e, na grande maioria dos casos, não incluem a cirurgia como primeira linha de tratamento. Desconfie de qualquer profissional que recomende a cirurgia de forma apressada e questione aqueles que não dão a devida atenção às possibilidades de tratamento conservador.

Para mais informações, suporte e orientações fundamentadas, recomendamos que entre em contato conosco ou com profissionais de saúde especializados e de confiança. Estamos aqui para ajudar, educar e apoiar.

Associação Brasileira de Lipedema

6 comentários em “Comunicado Oficial da Associação Brasileira de Lipedema”

  1. Avatar

    Descobri à 1 ano que tenho Lipedema com Dr AlexandreAmato, , já acintomatica à 15anos por medicamentos, estou à espera de uma consulta, tenho 66anos, e ano passado a situação de dores e explosão nas minhas coxas foram maiores, apesar de nesse tempo já ter ficado com as pernas muito inchadas e braços também.
    Acho que todas as pessoas que tem Lipedema deve ter cuidados ao ouvir um médico, minha consulta pode demorar, mas só consultarei com Dr Alexandre Amato, que é o 1° nos últimos tempos à descobrir a doença.
    Obrigada
    Rute Gardin

  2. Avatar
    Ana Cristina Tavares dos santos

    Boa noite . Descobri a 3 meses que tenho Lipedema . Confesso que além da dor física , o meu emocional está abalado . Por conta das dores intensas . Comecei a dieta por conta . Faço drenagem , mas não estou vendo melhoras . Estou pesando 110 kilos .Qdo não está doendo muito consigo fazer caminhada curta . Fiz acompanhamento com o meu vascular , e me orientou em algumas coisas que já citei a cima .
    Mas , pelo que eu entendi ele irá em um congresso em SP , para se aprofundar mais no assunto . Ou seja , consulta agora só para o ano que vem 🥲

  3. Avatar

    Boa tarde à todas. Sou fisioterapeuta no RJ, atuo na área vascular, formada há mais de 18anos e ouvi falar sobre lipedema em 2006, qdo estava fazendo um dos muitos cursos que tenho com profa.Maria Bernadete Bottene. Não tenho lipedema, sou sim uma estudiosa no tema e estou aprendendo muito com dr Amato , seus artigos, sua vivência, seus vídeos. Acredito sim que o tratamento conservador e toda uma integrativa de especialidades médicas levam á resultados espetaculares.

  4. Avatar

    Gostaria de saber o que é a dieta anti-inflamatória que existe para o tratamento de lipoderme percebi que tinha lhe pedem desde os meus 25 anos hoje eu era muito magra em cima e as coxas muito grossas anormal E com o tempo depois da gravidez eu ganhei muito peso e ficou fora de controle hoje não uso mais short bermuda e saias e tenta esconder o máximo a minha perna me causando um enorme constrangimento Não frequento praia nem piscina e o tempo todo usando calças bem largas para esconder o máximo essa anomalia você pode pode se dizer um corpo bem magro em cima e bem grande embaixo sendo chamada até comparada com elefantíase e isso me causa um grande uma grande uma grande tristeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.