Pular para o conteúdo

Artigos científicos publicados

AMATO, Alexandre Campos MoraesAMATO, Fernando Campos MoraesBENITTI, Daniel Augusto  and  SANTOS, Ricardo Virgínio dos. Tradução, adaptação cultural e validação do questionário de avaliação sintomática do lipedema (QuASiL). J. vasc. bras. [online]. 2020, vol.19, e20200049.  Epub Aug 31, 2020. ISSN 1677-7301.  https://doi.org/10.1590/1677-5449.200049.

Amato ACM, Markus DV, Santos RV dos. Lipedema associado a obesidade, linfedema e insuficiência venosa: relato de um caso. Diagnóstico e Trat. 2020;25(11):4–8.

O lipedema, apesar de prevalente, é uma condição mórbida subdiagnosticada. Descrição do caso: O presente artigo apresenta o caso de uma paciente de 80 anos com diversas comorbidades que possui episódios álgicos e pruriginosos constantes em membros inferiores, além de alterações dérmicas, associadas a dificuldade de deambulação e flexão de pernas, bem como presença constante de hematomas, equimoses e sensação de peso constante em membros inferiores. Discussão: O lipedema é geralmente confundido com seus principais diagnósticos diferenciais, como, por exemplo, o linfedema e a obesidade. Conclusões: Torna-se, portanto, essencial o conhecimento fisiopatológico e clínico da doença, a fim de que seja feito um diagnóstico preciso e, deste modo, instalada uma terapêutica adequada.

Amato ACM. Is Lipedema a Unique Entity? EC Clin Med Cases Reports. 2020;2(3):1–7.

Lipedema is a disease with high prevalence but low recognition. It is often misdiagnosed and underdiagnosed. Obesity and lymphoedema are the most common differential diagnoses and can also coexist in patient with lipedema. Its broad range of presentation and fat distribution types contribute to this confusion. It is likely that lipedema symptom variations and presentation forms are often associated with hormonal variations, chronic low-grade systemic inflammation, and wide polygenic variations.

Moraes. I.N. Cânones da beleza. Cultura e Saúde. (Republicação de “Carisma”)

Amato ACM, Amato FCM, Amato JLS, et al. Prevalência e fatores de risco para lipedema no Brasil. J Vasc Bras 2022; 21: 1–11.

Resumo: Contexto: O lipedema é caracterizado por deposição anormal de gordura em glúteos e pernas bilateralmente, que pode ser acompanhada por edema, dor e sensibilidade ao toque. Ainda é frequentemente confundido com condições mais frequentes, como obesidade e linfedema. A prevalência estimada na Europa varia entre 0,06% e 39%.

Objetivos: Avaliar a prevalência do lipedema na população brasileira e identificar fatores de saúde relacionados a essa doença.

Métodos: Foi aplicado um questionário de rastreamento on-line, previamente validado em amostra representativa da população geral. O questionário de rastreamento foi distribuído e aplicado em voluntárias anônimas representativas da população geral brasileira por software dedicado a análises populacionais.

Resultados: Um total de 253 mulheres respondeu ao questionário, e 12,3 ± 4% (intervalo de confiança de 95%) apresentaram sintomatologia compatível com alta probabilidade de diagnóstico de lipedema. Ansiedade, depressão, hipertensão e anemia foram correlacionadas com a alta probabilidade diagnóstica da doença.

Conclusões: A prevalência estimada do lipedema na população de mulheres brasileiras é de 12,3%.

http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.202101981

Dieta Cetogênica Estratégica: transforme gordura em energia. Perder peso, obter mais energia de forma saudável, melhorar a sua saúde, diminuir inflamações e, além de tudo, tratar várias doenças, incluindo o lipedema… tudo isso pode ser alcançado queimando gordura de uma forma natural. Esse é um mecanismo ancestral do nosso corpo que foi desligado com o acesso moderno e infinito aos carboidratos, e pode ser ativado com a uma simples estratégia alimentar. Todos nascemos com o instinto da alimentação rica em nutrientes e gorduras saudáveis, porém o excesso de informação conflitante, os valores comerciais e acesso aos alimentos pobres nutricionalmente (mas acrescidos de sabor viciante) nos direcionou à energia mais facilmente acessível: os carboidratos. A dieta cetogênica vem sendo estudada há décadas e, cada vez mais, impressiona por suas qualidades terapêuticas, porém ainda há muita desconfiança por parte de profissionais da saúde que não a estudaram profundamente. Com certeza você já ouviu isso: A chave de tudo é comer menos carboidratos e mais gorduras. Mas como equilibrar isso com as diretrizes atuais, mas antagônicas, que sugerem até 60% de carboidratos na alimentação. Quem está certo? Aqui você encontrará as estratégias necessárias e mais 77 receitas cetogênicas, para combinar o consumo de gorduras e proteínas de forma saudável. Você verá como perder peso, e que obter saúde é muito mais fácil e gostoso do que se imagina. Fundamentado em décadas de estudos clínicos e nos resultados extraordinários que observou em pacientes a quem aconselhou parar de comer carboidratos, o Dr. Alexandre Amato apresenta, argumentos contundentes contra a onipresença do carboidrato na alimentação atual. A Dieta cetogênica estratégica é fácil de seguir, simples de manter e clinicamente comprovada. De acessível leitura, instigante e ratificado por uma pesquisa criteriosa, Dieta cetogênica estratégica apresenta uma tática alimentar com leveza para os leigos e profundidade para os profissionais da saúde; através de uma nova perspectiva, é de importância vital para os problemas de saúde mais preocupantes de nossos tempos. 

Dieta Anti-inflamatória Estratégica: a sua dieta pessoal. Complete seu conhecimento nutricional com este livro. Cansada(o) de procurar a dieta ideal? Já pensou que não existe uma dieta perfeita que sirva para todo mundo? Quando você pensa em se alimentar de forma saudável, você sabe o que é saudável? Será que o “saudável” que você imagina, não pode ser uma ideia implantada por alguém querendo vender um produto? O que é saudável para você, é para todo mundo? Mas se não existe uma dieta pronta de prateleira que funciona para todo mundo, como fazer para descobrir quais são os alimentos mais saudáveis para você? Pare de ser direcionada a dietas da moda, que podem funcionar para uma ou outra pessoa, mas não necessariamente para você. Aprenda a julgar quais são os alimentos saudáveis. Entenda como melhorar drasticamente a sua qualidade de vida, tratando os sintomas que te afligem. Compreenda como passar pela fase do autoconhecimento, ter uma estratégia real e customizada para impactar positivamente sua vida. Reeduque-se!


Fatal error: Uncaught Exception: String could not be parsed as XML in /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-content/plugins/breeze/inc/cache/execute-cache.php:305 Stack trace: #0 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-content/plugins/breeze/inc/cache/execute-cache.php(305): SimpleXMLElement->__construct() #1 [internal function]: Breeze_Cache_Init\breeze_cache() #2 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-includes/functions.php(5275): ob_end_flush() #3 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(307): wp_ob_end_flush_all() #4 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(331): WP_Hook->apply_filters() #5 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-includes/plugin.php(476): WP_Hook->do_action() #6 /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-includes/load.php(1102): do_action() #7 [internal function]: shutdown_action_hook() #8 {main} thrown in /home/390475.cloudwaysapps.com/hnafypjbpz/public_html/wp-content/plugins/breeze/inc/cache/execute-cache.php on line 305