A Quantidade de gordura retirada dos membros na lipoaspiração tumescente deve seguir as normas de segurança para diminuir a probabilidade e evitar:
- Trombose e Embolia
- Parestesias e Paralisias
- Lesões do Sistema Linfático
- Diminuir a necessidade de transfusão sanguínea
- Hematomas e equimoses
Área de superficie corporal
Considerando que cada membro inferior consiste em 18% da superficie corporal (mais em pacientes com lipedema), a cirurgia de ambos membros inferiores consiste em 36% da superficie corporal. A superficie corporal de cada membro superior consiste em 9%. Portanto, a área aspirada dos membros superiores pode chegar a 18%. Concluindo que a lipoaspiração tumescente de ambos membros inferiores e superiores na integra consiste em 54% da superficie corporal, não sendo recomendado pelas normas do Conselho Federal de Medicina.
Volume de Gordura aspirada
Art. 9º – Que os volumes aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal quando se usar a técnica infiltrativa; ou 5%, quando se usar a técnica não – infiltrativa. Da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal, seja qual for a técnica usada.
Parágrafo 1º – Casos que ultrapassem os parâmetros previstos no caput deste artigo e que possuam indicação médica de exceção têm sua execução restrita a ambientes de estrutura material hospitalar completa, sendo especificamente documentados e com nomeação explícita do cirurgião responsável pela indicação e execução do tratamento.
Parágrafo 2º – Deve ser evitada, no mesmo ato cirúrgico, a coincidência dos parâmetros máximos acima citados;
Parágrafo 3º – Considera-se volume aspirado o material coletado sobrenadante.
Art. 10 – Que a associação com procedimentos cirúrgicos outros deve ser evitada quando a relação entre o volume e a área corporal estejam próximos ao máximo admitido.