Pular para o conteúdo

Lipedema: o que é, quais são os sintomas e como trata

O lipedema é uma doença progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxa. Estima-se que uma em cada dez mulheres tenha a doença no mundo, provavelmente convivem com o lipedema e não sabem. Apesar de ser mais comum do que se imagina, o quadro costuma ser confundido com obesidade. O médico vascular José Marcelo explica que, ao contrário da obesidade, no lipedema o excesso de gordura não se distribui pelo corpo todo. Veja mais.

YouTube video
nv-author-image

Dr. Alexandre Amato

O Dr Alexandre Amato é médico, professor de cirurgia vascular da Universidade de Santo Amaro (UNISA), e tem quatro especialidade médicas reconhecidas pelo MEC e respectivas sociedades: cirurgião geral, cirurgião vascular, angiorradiologista e ecografista. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especializou-se em vários hospitais privados e públicos em São Paulo. Aprofundou-se em cirurgia vascular em Milão, no hospital San Raffaele da Università Vita-Salute. Quando voltou, fez seu doutorado em cirurgia cardiotorácica na Universidade de São Paulo (USP). Fundou a Associação Brasileira de Lipedema para divulgar conhecimento de qualidade às mulheres portadoras de Lipedema.

6 comentários em “Lipedema: o que é, quais são os sintomas e como trata”

    1. Tenho dores fortes, porém as dores se concentram nos joelhos já N consigo andar com troca de pernas, ando com fortes dores o trocar de pés ficam cada vz mais e mais difícil. O q faço, estou obsa, e fico mais no repouso.o pé direito esta inchado, e sinto as 2 coxas grossas e os joelhos grossos mas a perna direita é grossa a esquerda fina.

  1. Sofro há muito tempo com esse problema. Lembro que quando tinha uns 20 anos, eu trabalhava como representante de um cartão de crédito. Em um evento, um médico fisiatra me disse que com o tempo minhas pernas ficariam inchadas e pesadas. Ele acertou. Infelizmente. Pernas doloridas e cansadas, pesadas. Já emagreci bastante há alguns anos mas as pernas, mesmo emagrecendo têm essa tendência. Não uso saia, bermuda, maiô. Me chateio com isso. Gostaria muito de poder tratar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.