Pular para o conteúdo

Lipedema e TDAH

O Dr. Alexandre Amato publicou recentemente um artigo inovador sobre a relação entre o lipedema e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo a primeira publicação no mundo a abordar essa conexão. O lipedema é uma condição que provoca o acúmulo anormal de gordura e inflamação nas pernas e nádegas, muitas vezes acompanhado de edema e dor. Já o TDAH é uma condição comum caracterizada pela dificuldade em prestar atenção e controlar o comportamento, afetando a qualidade de vida social, acadêmica e profissional.

O objetivo principal do estudo foi avaliar a prevalência de sintomas de TDAH em uma população de mulheres com sintomas de lipedema e comparar as características clínicas. Para isso, foi utilizado um questionário de triagem para lipedema e a Escala de Autoavaliação para Adultos (ASRS-18) para avaliar a prevalência de TDAH em uma amostra de 354 voluntárias do sexo feminino, com ou sem diagnóstico prévio de lipedema.

Os resultados mostraram que, do grupo com lipedema, 100 (77%) eram positivas na ASRS e 30 (23%) eram negativas na ASRS. No grupo sem lipedema, 121 (54%) foram positivas na ASRS e 103 (46%) foram negativas na ASRS, com um risco relativo de 1,424 (p <0,0001). Ou seja, há uma correlação positiva entre o lipedema e o TDAH, e pacientes com sintomas de lipedema são mais propensos a ter sintomas de TDAH.

Com base nesses resultados, os autores do estudo sugerem que estratégias direcionadas para melhorar os resultados do tratamento do lipedema. Além disso, é importante ressaltar a importância de não iniciar o tratamento do lipedema com cirurgia, visto que o TDAH pode estar presente e precisa ser tratado adequadamente. Este estudo abre caminho para novas investigações e tratamentos mais eficazes para essas duas condições complexas.

LInk: https://www.cureus.com/articles/141074-the-association-between-lipedema-and-attention-deficithyperactivity-disorder#!/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marcações: